Home

Como fazer currículos

Concursos públicos

Cursos preparatórios

Exames psicotécnicos

Mercado de trabalho

Entrevistas de emprego

Erros na entrevista

Carteira de trabalho

Salário mínimo

Seguro desemprego

Contrato de experiência

Jornada de Trabalho

Estabilidade provisória no emprego

Férias

13º salário

 


 

 

 

 

 

 

 

 

Dicas de etiqueta em uma entrevista de emprego:

Ensaie uma entrevista
Simples perguntas  do recrutador podem fazer dar um branco em você, ou fazê-lo  gaguejar. Para evitar este tipo de problema, faça uma lista de perguntas mais comuns numa entrevista e pensa em boas respostas, desta maneira você vai  se sentir mais confiante perante o 
recrutador.



Pesquise o histórico da empresa
Deves conhecer a cultura da empresa, este tipo de conhecimento vai permitir um diálogo tranquilo com o recrutador.

Fique atento a linguagem corporal
Tenha cuidado com a sua linguagem corporal, porque pode dizer muito sobre você. Claro que você vai estar nervoso, e isso é compreensível, mas não te deixes trair pelo teu próprio corpo. 
Evita gesticular demasiado, tenta controlar o tom de voz e mantém o contacto visual com o recrutador. Evita também parecer demasiado tenso e não cruzes os braços – para não passares a imagem demasiado defensiva, que pode ser interpretada de maneira errada.

Cuide da sua imagem
A entrevista é a primeira – e talvez a única – oportunidade que vais ter, e por isso, usa a imagem a teu favor. Não desperdices essa oportunidade. Escolhe bem a roupa, e se possível, vai ao cabeleireiro. Cuidado para não exagerares no perfume.

Presta atenção ao aperto de mãos
Um aperto de mãos bem dado pode passar muita confiança ao recrutador. Mesmo que sejas uma pessoa tímida, investe num aperto de mão seguro, que mostre que estás preparado para novas oportunidades. Um bom aperto de mão vai ajudar-te a causar uma boa impressão.

Sorria
Uma entrevista de emprego é sempre uma situação em que sentes alguma pressão, mas se pareceres demasiado nervoso o recrutador vai desconfiar das tuas capacidades. Tenta controlar-te. Age naturalmente e lembra-te de sorrir. O teu sorriso vai fazer com que pareças mais confiante, simpático disposto a conversar sobre os vários assuntos.

Aceite um copo de água
Se o recrutador te oferecer um copo de água, aceita, mesmo que não tenhas sede. Esse pequeno gesto dá-te mais tempo para pensar numa boa resposta para aquela questão mais complicada. 
Podes também aproveitar para beber um pouco de água para descomprimir e voltar ao foco da entrevista.

Questiona
O objetivo da entrevista é mostrar as tuas qualidades e 
competências, e podes fazê-lo de muitas maneiras, além de te limitares a responder apenas às questões que te são colocadas. 
Uma saída, por exemplo, é questionar. Pensa em boas perguntas para o recrutador envolvendo teu possível cargo, a empresa e as expectativas dele sobre ti. Isso mostra-lhe o quanto estás interessado no emprego.

Agradece
Após deixares a entrevista, lembra-te de enviar um e-mail ao recrutador a agradecer a atenção que te foi dada. Isso mostra delicadeza da tua parte e deixa claro que estás realmente interessado na oportunidade de emprego.

Próxima página >